Qual a diferença entre piso laminado e piso vinilico? e qual devo escolher ?

Qual a diferença entre piso laminado e piso vinilico? e qual devo escolher ?

Muitas pessoas ficam em duvida sobre qual piso escolher na hora de reformar sua casa ou apartamento. Quando pesquisam, entre varias opções que parecem aceitáveis, aparece aquela duvida clássica: piso laminado ou piso vinílico ? Qual as diferenças entre eles ?

Nós vamos sanar as suas duvidas de uma vez por todas para que você não tenha dificuldades em escolher o melhor piso para você.

Apesar deles possuírem aparências parecidas, pisos laminados e vinilicos possuem varias diferenças, isso vai da composição até como isso pode ajudar no uso do dia a dia. Vamos te ajudar a escolher de forma mais precisa:

Sobre a Composição do Piso

Piso vinilico: é feito de PVC, Plastificantes, pigmentos e aditivos.

Piso Laminado: é composto por materiais que vem da madeira, como painéis de fibra de madeira densos, papel e melamina.

De forma mais simples, o piso laminado é mais rígido e o laminado flexível.

Sobre a Acústica do Piso 

A principal diferença entre o piso laminado e o vinilico é a acústica no ambiente.

O piso laminado é mais rígido, ele acaba fazendo mais ruído ao caminhar por conta do impacto, para amenizar os sons é recomendado que se coloque uma manta acústica embaixo do piso laminado, para que não incomode andares abaixo, mas mesmo com a manta o som não é totalmente dissipado.

Já em relação ao piso vinilico, ele tem uma vantagem nesse quesito, por ser flexível possui muito mais absorção do impacto assim diminuindo a emissão do som.

Sobre a Manutenção 

Como o piso laminado é devirado de madeira, ele não pode ter contato com água durante a limpeza, se isso acontecer, o piso pode ficar estufado e apodrecer o seu revestimento.

Já com o piso vinilico é um pouco mais abrangente em relação as opções de limpeza, se você optar por piso laminado colados, o piso pode ser lavado com agua e detergente neutro, mas não por muito tempo pois pode acabar tirando o efeito da cola em algumas placas ou réguas.

Se o piso vinilico for de opção clicado não se deve lavar com agua, um bom pano úmido pode resolver.   

Formatos 

Pisos laminados tem apenas o formato de régua, já pisos vinilicos possuem uma gama mais abrangente, possui réguas, placas e até o formato de manta que é mais uniforme.

 

Pontos em comum?  

Conforto em relação a temperatura é uma coisa que ambos os produtos tem em comum, eles são considerados atérmicos, isso quer dizer que ele não são influenciados pela temperatura externa.

Os dois tipos de piso vão durar por muito tempo, são muito fáceis de instalar e quase não possuem manutenção, isso faz deles excelentes opções de revestimento.

Onde instalar ?  

Os pisos laminados são indicados para áreas de media circulação, como: quartos, salas, corredores, áreas residenciais em geral ou comerciais de trafego mediano.

Os pisos vinilicos, tem maior absorção de impacto e são mais adequados para áreas mais movimentadas como áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais.

Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples.